A primeira edição do Programa Plenarinho, da Câmara Municipal, recebeu durante toda esta quinta-feira (9), os 27 estudantes das escolas da rede pública e privada de Maceió, para vivenciarem a experiência de ser vereador por um dia. Pela manhã, os alunos foram recebidos pelo presidente Chico Filho e pelos vereadores Thiago Prado, Jônatas Omena e David Empregos, na sede do Poder Legislativo, em Jaraguá.
Posteriormente, os alunos acompanharam os trabalhos da sessão ordinária, e depois foram encaminhados para mais uma etapa do programa que foi participar da construção de projetos de lei em reunião realizada nas comissões permanentes da Casa.
No período da tarde, o presidente Chico Filho abriu os trabalhos da sessão solene de diplomação e posse dos alunos/vereadores, que receberam os respectivos diplomas e certificados de participação no Programa Plenarinho.
Conhecendo na prática como funciona o Poder Legislativo, os estudantes elegeram Nathally Juliane Santiago Batista, da Escola Estadual José Oliveira, como presidente da Câmara, tendo como vice-presidente, Ana Lis Silva Trindade, do Colégio Contato. Elas foram as responsáveis em conduzir a sessão simulada, que contou com verificação de quorum, grande expediente, prolongamento do expediente, ordem do dia e aprovação de projetos de lei.
Durante os trabalhos na sessão, os estudantes/parlamentares aprovaram projetos de leis voltados para área da educação, conscientização cultural, esporte e juventude, saneamento básico e meio ambiente, mobilidade urbana e empregabilidade jovem.
Para aprovação unânime dos projetos, foi necessária a defesa dos projetos feita pelos alunos Vastí Bento de Lima, Malu Sarmento Ramos e Rebecca Letycia Bezerra de Morais. Os estudantes também utilizaram a tribuna da Câmara para agradecer a oportunidade em participar do Plenarinho, destacar o empenho dos professores e diretores das escolas, além de idealizar planos para uma Maceió inclusiva e bem cuidada.
Para o presidente Chico Filho, a iniciativa do Plenarinho foi um dos momentos mais marcantes de sua história política.
“Este trabalho em parceria Escola do Legislativo, servidores efetivos, diretores, professores e Secretaria Municipal de Educação é muito importante e precisa ser continuado. Estou feliz porque vocês, alunos, entenderam o significado de tudo isso e a importância dessa ação para vida, para cidadania. É a população quem elege os vereadores e as pessoas têm todo o direito de participar das decisões desta Casa. Voltem para suas casas, voltem para suas escolas com a certeza de que estamos trabalhando em defesa da educação”, declarou Chico Filho.
Já a vice-presidente da Câmara, Silvania Barbosa, que representou todos os vereadores na sessão solene, ressaltou que os estudantes chegaram ao Poder Legislativo com disposição de aprender como funciona a vida parlamentar.
“Este momento é importante para a vida de nós parlamentares. Este projeto teve apoio de todos vocês, e agora os alunos sabem como tudo funciona e com muito respeito. Aqui discutimos vários projetos que são importantes para a população. Guardem esse diploma com muito carinho e orgulho. A educação é necessária na vida de qualquer cidadão”.
Presente à sessão solene, o secretário Municipal Rogério Lima, disse que “é uma alegria da Semed em ser parceira do Plenarinho. Uma experiência gratificante e presenciamos o interesse em conhecer a política e a formação cidadã que é feita aqui na Câmara”.
Para o diretor da Escola do Legislativo, Rodolfo Barros, o trabalho que envolveu a organização do Plenarinho tem como o principal objetivo construir uma cidade melhor, com cidadania e respeito.
Vivência
O Programa Plenarinho teve a participação de mais de dois mil alunos de escolas públicas e privadas. Foram selecionadas 27 redações com o tema “A cidade onde vivo e o futuro que eu imagino: como posso contribuir para uma Maceió melhor para mim, minha escola e minha comunidade?”.
Os alunos selecionados, empossados e que experienciaram o que é ser um vereador por um dia foram:
1-Ana Lis Silva Trindade (Colégio Contato);
2-Andrey Emanoel da Silva (Escola Municipal Elizabeth Anne Lyra);
3-Bárbara Larissa Cavalcante Alves da Silva (Escola Municipal Padre Brandão Lima)
5-Daniel da Silva Gomes (Escola Municipal José Correia Costa);
5-Diully Eduarda Pessoa (Escola Municipal Pompeu Sarmento);
6-Isaac Raniel Silva Vital (Escola Municipal Silvestre Péricles);
7-José Artur dos Santos (Escola Municipal Luís Pedro da Silva I);
8-Júlia Laurindo Macena (Escola Municipal Kátia Pimentel Assunção);
9-Júlia Margarete da Silva (Escola Municipal Tradutor João Sampaio);
10-Kallyne Vitória Galvão Amorim (Colégio Sagrada Família Gama);
11-Lara Sophia da Silva Teixeira (Escola Municipal Jaime Amorim Miranda);
12-Malu Sarmento Ramos (Colégio Maria Montessori);
13-Maria Cecília Lira Silva (Colégio Sagrada Família Alfa);
14-Maysa Gabrielle Barros Tenório (Colégio Sagrada Família Beta);
15-Melissa Aparecida Farias de Souza (Escola Municipal Maria de Lourdes Bezerra Nunes);
16- Miqueias Carlos Genu da Silva (Escola Municipal Hévia Valéria Maia Amorim);
17-Nathally Juliane Santiago Batista (Escola Estadual José Oliveira);
18-Otávio José dos Santos (Escola Municipal Padre Pinho);
19-Rafaela Dantas dos Santos (Colégio Santa Amélia);
20-Rebecca Letycia Bezerra de Morais (Escola Municipal Arnon Afonso Farias de Melo);
21-Rhuan Sanderson Tenório (Escola Municipal Pio X);
22-Rosa Morena Melo (Colégio Sacramento);
23-Ryan Carlos dos Santos (Escola Municipal Doutor José Haroldo da Costa);
24-Vastí Bento de Lima (Escola Municipal Professora Neide de Freitas França);
25-Vinicius Alexandre Albuquerque da Silva (Escola Municipal Zumbi dos Palmares);
26-Wedesllan Davi dos Santos Padilha (Colégio Maria José Omena);
27-Yasmin Vitória Oliveira Albuquerque (Escola Municipal Professor Antídio Vieira).
Álbum de Imagens



















