Os vereadores David Empregos e Caio Bebeto acompanharam, nesta quarta-feira (10), familiares de crianças atípicas em uma visita à Secretaria de Estado da Saúde (Sesau). O objetivo da reunião seria cobrar do Governo Estadual informações sobre o fim de contrato referente ao tratamento de equoterapia, que deixa 400 famílias sem atendimento. O tema foi levado ao plenário pelo vereador David Empregos, na sessão de hoje.
Equoterapia é um método terapêutico e educacional que usa o cavalo em uma abordagem multidisciplinar (saúde, educação, equitação) para promover o desenvolvimento biopsicossocial de pessoas com deficiência ou necessidades especiais, como autismo, Down e paralisia cerebral, melhorando o equilíbrio, a força muscular, a coordenação, a autoestima e as habilidades cognitivas e sociais através do movimento rítmico e do contato com o animal.
“Foi um desrespeito o que aconteceu comigo e com o vereador Caio Bebeto. As famílias nos solicitaram que fosse realizado esse acompanhamento até a Sesau, e lá, houve um completo desrespeito, e não fomos recebidos. A saúde de Alagoas está um verdadeiro caos, e um tratamento de equoterapia foi encerrado com o governo devendo nove meses de contrato. São mais de 400 famílias que estão prejudicadas e suas crianças sem acesso a um serviço tão importante para o desenvolvimento de suas habilidades cognitivas”, criticou David Empregos.
O parlamentar ressaltou que foi convidado pelas famílias para conhecer a realidade do Centro de Tratamento que lida com crianças atípicas. Ao ter acesso às informações, David Empregos considerou desumano que o Governo do Estado finalize o contrato de equoterapia, e não receba as famílias que estão prejudicadas.
“As famílias tentaram, sem sucesso, conseguir informações ou serem recebidas pela Secretaria de Estado da Saúde. Nunca ouviram as demandas das famílias”, lamentou o parlamentar.
fonte: câmara de Maceió






