Aliados do deputado licenciado Eduardo Bolsonaro informaram à CNN Brasil que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, está considerando uma medida drástica contra o Brasil: o bloqueio do sinal de GPS no país. A iniciativa seria uma retaliação à recente operação da Polícia Federal contra o ex-presidente Jair Bolsonaro, autorizada pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).
O sistema GPS (Global Positioning System), operado e controlado pelo Departamento de Defesa dos EUA, é fundamental para navegação, telecomunicações, logística e operações militares em todo o mundo. O bloqueio do sinal brasileiro poderia afetar setores essenciais da economia e da segurança nacional.
Além do bloqueio do GPS, Trump também avalia aumentar tarifas de exportação brasileiras para até 100%, impor sanções por meio da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) e até expulsar diplomatas brasileiros dos Estados Unidos.
Fontes próximas ao governo americano afirmam que Trump interpreta as medidas judiciais contra Bolsonaro como uma “declaração de guerra” e estaria disposto a responder com força total. Até o momento, os governos brasileiro e americano não confirmaram oficialmente essas intenções.
fonte: agoraalagoas.com