HISTÓRIA

91070cd6-cb72-4359-95f9-54a0ffa29ffb

JHC prestigia inauguração de Memorial da Advocacia e destaca resgate do Centro de Maceió

Espaço contou com emenda parlamentar do então senador, hoje vice-prefeito da capital, Rodrigo Cunha

Letícia Pascoalino

O prefeito de Maceió, JHC, prestigiou nesta quinta-feira (18), a inauguração do Memorial da Advocacia, espaço que integra a última etapa da revitalização da sede histórica da Ordem dos Advogados do Brasil em Alagoas (OAB-AL), localizada na tradicional Praça Montepio dos Artistas, no Centro da cidade. O gestor destacou a importância do espaço para a cultura e a preservação da memória.

“Um equipamento como este representa muito mais do que um espaço físico. Ele é um símbolo de valorização da cultura e da memória coletiva de Maceió e de Alagoas. É respeito à nossa história como sociedade, que está entrelaçada à história da advocacia. Esses lugares, que por muitos anos ficaram esquecidos, agora voltam a ser espaços vivos, seguros, iluminados, acessíveis, de lazer, cultura e turismo. Nosso centro histórico está renascendo com dignidade e protagonismo”, pontuou o gestor.

JHC ressaltou em dia fala o projeto da gestão para revitalizar o Centro. “A prefeitura vem também se mobilizando para a revitalização do Centro da cidade. Há alguns meses, revitalizamos o entorno, a nossa Praça Montepio, mas sem esse pacto social a gente não consegue alcançar o verdadeiro objetivo, que é recuperar a convivência do Centro, recuperar os prédios históricos”, disse.

E destacou a iniciativa histórica de construção do complexo administrativo. “Vamos trazer para cá todo o complexo administrativo da prefeitura e, com isso, criar áreas de uso para atendimento público, comércio e moradias. A história de Alagoas passa por aqui e entregar equipamentos como este reforça nossa disposição em seguir inovando nas transformações urbanas”, completou o prefeito.

O Memorial contou com emenda parlamentar de R$ 1 milhão, do então senador Rodrigo Cunha, atual vice-prefeito de Maceió e titular da pasta de Infraestrutura. “Para mim é motivo de grande orgulho ter contribuído para a concretização desse projeto. Este memorial preserva o passado da advocacia e deixa um legado para o futuro, mostrando que, com coragem e transparência, é possível transformar Maceió e inspirar novas gerações”, afirmou o vice-prefeito.

A solenidade contou com a presença do presidente da OAB/AL, Vagner Paes, do ministro do Superior Tribunal de Justiça, Humberto Martins, e homenageou o desembargador Fernando Tourinho.

O equipamento cultural reúne um acervo interativo com entrevistas, vídeos, área de estudo, galeria de ex-presidentes da instituição e o memorial dedicado às mulheres desbravadoras da advocacia. O recurso foi viabilizado por emenda parlamentar do senador Rodrigo Cunha, em convênio com o Iplam, garantindo a preservação de um prédio que já abrigou a antiga Faculdade de Direito de Alagoas.

Praça Montepio

Recentemente, a Prefeitura de Maceió concluiu a revitalização da Praça Montepio dos Artistas, localizada em frente ao prédio da OAB-AL.

O espaço, que recebeu investimento de R$ 680 mil, ganhou áreas de convivência, jogos e alimentação, além de iluminação em LED e o restauro do busto de Bráulio Cavalcanti.