As fortes chuvas que atingem a região de São Miguel dos Campos e elevaram as águas do Rio São Miguel, desde a madrugada desta segunda-feira, dia 30, deixaram mais de 50 famílias desalojadas em São Miguel dos Campos, interior de Alagoas.
As áreas mais afetadas incluem o loteamento José Alves, o bairro Humberto Alves (Terreno) e o povoado Coité, na zona rural.
Em alguns locais as pessoas usaram barcos para realizar o socorro, em outros, familiares precisam aguardar fora de casa até que o socorro chegasse, já que o nível da agua subiu muito rápido.
Veja também: Rio São Miguel transborda e Defesa Civil determina evacuação de áreas de risco
Famílias foram retiradas de suas casas com apoio de veículos do município e transporte particular. Elas estão sendo levadas para escolas da rede municipal, onde recebem abrigo e assistência social. Algumas optaram por se hospedar em casas de amigos ou parentes.
Há registros de perdas materiais, como móveis e utensílios domésticos. O nível do Rio São Miguel ultrapassou a cota de transbordamento e a previsão é de que continue subindo nas próximas horas.
Às 12h10 de hoje, a Defesa Civil emitiu um novo alerta por SMS e WhatsApp, destacando o risco de inundações na região. O aviso recomenda que a população siga as orientações do plano de contingência municipal e, em caso de emergência, acione os números 199 ou 193.
O alerta segue válido até às 23h55 da terça-feira, dia 1º de julho.
Fonte: alagoasweb