Vereadores avaliam criar comissão especial para visitar hospitais e UPAs em Maceió

IMG_8265

Os vereadores de Maceió avaliam criar uma comissão especial para visitar hospitais, UPAs e ambulatórios mantidos pelo governo do Estado, para avaliar o atendimento prestado à população diante de denúncias de atraso de repasse de verba e de pagamento de salários, além de reformas paralisadas.

O tema foi levado ao plenário da Câmara Municipal durante a sessão desta quinta-feira (23), pelo vereador David Empregos, após comentar a recomendação do Ministério Público Federal para que o Estado regularize os repasses financeiros ao complexo de saúde Manoel André, em Arapiraca.

Em Maceió, o parlamentar lembrou que já houve o fechamento da Maternidade Nossa Senhora da Guia por falta de recursos e comentou a paralisação, por 24 horas, de servidores das UPAs do Tabuleiro do Martins e Jacintinho pelo não pagamento do complemento do piso salarial nacional da enfermagem.

Ele ainda citou as obras de reforma paralisadas nos ambulatórios Denilma Bulhões e Noélia Lessa, e a superlotação da Maternidade Santa Mônica nas últimas semanas. “Nunca vi um governo tão desastroso, e não estou vendo nada acontecer. Sou totalmente favorável à criação dessa comissão. Todos os dias têm pessoas morrendo porque não tem leito, a regulação não funciona e nós, vereadores, somos quem mais sente, porque estamos nas ruas”, afirmou.

A proposta da comissão foi lançada pelo vereador Kelmann Vieira, e contou ainda com o apoio dos vereadores Caio Bebeto e Neto Andrade. Para Kelmann, mesmo com a atuação da Comissão de Saúde da Casa, existe a possibilidade de os vereadores se unirem para verificar as denúncias.

“Está uma situação tão grave que precisamos ir a esses locais, porque independente do ente, se é Estado, mas é em Maceió. As denúncias são diárias e são graves, e o nosso papel enquanto vereadores é de fiscalização. Não sabemos porque está faltando tudo, a conta não está batendo, mas a população de Maceió, que está procurando essas UPAs, não está sendo atendida”, apontou.

Durante a sessão também foi citado que Maceió conquistou o primeiro lugar em transparência fiscal no estado. Outro assunto que foi tema de indicações foi a necessidade de abertura de creches em comunidades da parte alta de Maceió. De acordo com o vereador Allan Pierre, a Grota da Alegria, no Benedito Bentes, tem espaço para receber o equipamento e atender cerca de 300 crianças da região.

 Álbum de Imagens

fonte: câmara de Maceió